Curso de Aperfeiçoamento em "Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos(CDHD)"

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

25/04/2024 - 12:04

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 7.560 vagas no total, (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de inscrição: 15/04/2024 a 05/05/2024
Período de realização 27/05/2024 a 31/10/2024

Curso gratuito

Realização: MEC/SECADI/UFU/PROEXC

Objetivo:

  1. Contribuir com a formação de agentes educadores em direitos humanos para atuarem como promotores, defensores e multiplicadores da promoção de direitos humanos em seus espaços de atuação;
  2. Formar professores/as e profissionais da educação básica da rede pública em Educação em Direitos Humanos e Diversidades em todos os estados da federação e Distrito Federal;
  3. Contribuir para a promoção da reflexão acerca da necessidade de fortalecer a rede de proteção aos direitos humanos, especialmente em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
  4. Promover reflexões sobre diversidade sexual e de gênero e direitos da mulher para o fortalecimento da rede de proteção garantidora dos direitos;
  5. Possibilitar reflexões acerca dos direitos da criança e do/a adolescente, com vistas a contribuir para o combate às situações de violência e negação de direitos;
  6. Proporcionar reflexões sobre a necessária construção e fortalecimento de uma cultura de paz nas escolas e outros espaços, a partir do desenvolvimento de formas de comunicação não violenta;
  7. Oportunizar reflexões sobre o necessário avanço na construção efetiva de um ambiente inclusivo para todas e todos, sem condicionantes, com vistas a promover de maneira efetiva a inserção de imigrantes, refugiados/as e apátridas que elegeram o Brasil como lugar de moradia; e
  8. Contribuir para a formação acadêmica, profissional e cidadã de discentes da UFU.

Conteúdo do curso:

Unidade Geral – Apresentação do curso e ambientação na plataforma Moodle;

Unidade I – Fundamentos de educação em direitos humanos: diversidades, criança e adolescente e o fortalecimento do Estado protetor dos direitos;

Unidade II – Diversidade sexual e de gênero, direitos da mulher: conhecer para combater distorções negadoras de direitos;

Unidade III – Comunicação não violenta, cultura de paz nas escolas e o poder da comunicação fundamentada em direitos humanos; e

Unidade IV – Migrantes internacionais, refugiados e apátridas: como contribuir com uma abordagem de direitos humanos no acolhimento? E quando os migrantes internacionais são pessoas indígenas?

Informações complementares:

  • O curso será ofertado a professores/as e demais profissionais da educação básica dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, com prioridade de seleção de cursistas nos municípios de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
  • Do total de 7.560 vagas, 5.400 são destinadas a professores/as da educação básica da rede pública em atuação, sendo 200 vagas por estado e Distrito Federal; e 2.160 destinadas aos demais profissionais que atuam na educação básica da rede pública, sendo 80 vagas por estado e Distrito Federal. O estado que não obtiver o mínimo de inscrições válidas para preenchimento do total de vagas ofertadas por estado terá suas vagas remanescentes destinadas à seleção de cursistas dos demais estados da região, conforme ordem classificatória. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas posteriormente, caso haja desistências, seguindo rigorosamente a ordem classificatória estabelecida.
  • A classificação de inscritos/as para distribuição das vagas seguirá a ordem crescente obtida pela média entre o IDH do município e a média do IDEB dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio do município pertencente aos/as inscritos/as. Havendo a necessidade de desempate, o critério utilizado será o de maior idade, de acordo com a Lei nº 10.741/2003. No dia 13/05/2024, a divulgação da classificação estará disponível nesta página.
  • O fato de se inscrever não garante a participação do/a inscrito/a no curso, estando condicionada a sua participação à existência da vaga e o atendimento dos pré-requisitos;
  • Será enviado um e-mail de convocação para inscritos/as que forem classificados/as, entre os dias 14/05/2024 a 24/05/2024, para o endereço de e-mail fornecido no ato da inscrição, solicitando confirmação e efetivação da matrícula. Neste e-mail, serão fornecidas instruções sobre o primeiro acesso na plataforma Moodle e como inserir os documentos solicitados.
  • A efetivação da matrícula ocorrerá, pelo próprio inscrito/a, entre os dias 27/05/2024 a 14/06/2024, a partir do acesso a plataforma Moodle/UFU, com a inserção de documentos, digitalizados e salvos em PDF, quais sejam: documento de identidade, CPF, Diploma de Graduação registrado, ou Diploma de Graduação revalidado, ou Certidão/Declaração original de Conclusão de Curso de Graduação; Carteira Profissional (página de identificação e da página que comprove o registro) e/ou o último Contracheque e/ou outro documento que comprove estar em atuação como professor/a e/ou em demais funções na educação básica da rede pública;
  • A não efetivação da matrícula, pelo inscrito/a, permitirá a convocação do/a próximo/a classificado/a da lista de espera;
  • Para ter aprovação e recebimento do certificado os/as cursistas deverão alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento nas atividades e aulas previstas, conforme temáticas curriculares; e
  • O curso de aperfeiçoamento será inteiramente GRATUITO, sendo de responsabilidade do/a cursista arcar com todas as despesas relativas ao acesso às aulas online, como internet, aparelhos eletrônicos, celular etc.

Requisitos mínimos:

  • Ter formação completa no ensino superior;
  • Ser professor/a e/ou demais profissionais da educação básica da rede pública, em atuação em instituições devidamente credenciadas junto às Secretarias de Educação;
  • Ter disponibilidade para participar das atividades online;
  • Ter recursos, como acesso à internet e aparelhos eletrônicos com conectividade, para acessar o conteúdo das aulas;
  • Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat, WhatsApp etc; e
  • Dispor de, em média, 8 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.

Público-alvo:

Professores/as e demais profissionais em atuação na educação básica da rede pública.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona.

Local: 

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link de acesso a plataforma será enviado aos/as cursistas por e-mail com as orientações pertinentes).

Dúvidas apenas pelo e-mail: secretariacdhd@proex.ufu.br

Coordenação: Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes – DIREC/PROEXC/UFU