Curso de aperfeiçoamento em “Atuação do profissional de apoio escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência - 1ª. Edição”

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!

03/04/2024 - 10:07

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 650 vagas
Período de inscrição:  11/07/2023 até 30/07/2023 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 10/08/2023 a 22/12/2023

Curso gratuito

Realização: MEC/SECADI/UFU

Objetivo:

1. Capacitar profissionais de apoio para atuação em conformidade com as especificidades apresentadas pelo(s) aluno(s) com deficiência grave e/ou Transtorno do Espectro Autista - TEA, relacionadas à sua condição de funcionalidade, ou seja, estudante com deficiência que não demonstre autonomia em higiene, alimentação, locomoção e comunicação,
  2. Capacitar profissionais de apoio para atuação no ensino regular inclusivo atuando na solução de problemas, a partir da prática de casos de atuação que englobe ações voltadas ao atendimento de estudantes com deficiência grave e/ou TEA presentes no contexto da escola inclusiva, além de capacitar profissionais da educação quanto à atuação e atribuição social dos profissionais de apoio na escola inclusiva, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional do estudante com deficiência grave e/ou TEA;
  3. Caracterizar as deficiências e contextos que requerem os serviços do profissional de apoio na escola, além de apontar estratégias de atendimento no que se refere ao exercício da atividade de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência grave e/ou TEA, além de fornecer referenciais teórico-práticos e documentos legais existentes que regulamente e ampare a atuação e aponte as atribuições dos profissionais de apoio no contexto escolar inclusivo.
  4. Contribuir com a rede de formação continuada de professores e profissionais de apoio atuantes na educação especial do MEC/CGPEE/ DIPEPI/SECADI, capacitando-os para educação, inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência;

Conteúdo do curso:

Unidade I - O Profissional de Apoio no contexto da escola inclusiva: Educação Especial na perspectiva da inclusão, o público da Educação Especial e a legislação específica para atuação dos Profissionais de Apoio (Leis; Decretos e Normativas) – Ênfase em atendimento de questões relacionadas à higiene

Unidade II - Processo de Identificação, caracterização das deficiências, diagnóstico diferencial e estudos de caso: técnicas de atendimento, primeiros socorros, tecnologias assistivas e os processos de assistência. – Ênfase em atendimento de questões relacionadas à alimentação

Unidade III – Foco na Educação e nas demandas: autismo, deficiência intelectual, *deficiência múltipla e estudos de caso: conhecendo para atuar, técnicas e estratégias propositivas para assistência ao estudante com deficiência. - Ênfase em atendimento de questões relacionadas à locomoção.

Unidade IV - Foco no atendimento e nas demandas: o profissional de apoio no seu fazer diário e as ações junto ao estudante com deficiência (Sala de aula, AEE, PDI, TA, Atividades adaptadas, Escola, etc.). - Ênfase em atendimento de questões relacionadas à comunicação.

Informações complementares:

• Este curso é exclusivo para profissionais da educação que atuam e/ou pretendem atuar da rede pública brasileira.

Pré-requisitos:

• Possuir Ensino Médio (preferencialmente Magistério) ou Ensino Superior Licenciaturas.

Público-alvo:

Profissionais da educação, cuidadores e demais profissionais atuantes na assistência, atendimento e inclusão de pessoas com deficiência ingressadas nas instituições educacionais brasileiras.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona

Local:

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

E-mail da coordenação do curso: aperfeicoamento.edu.especial.ufu@gmail.com

Coordenação:

Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.