Manutenção evolutiva do Ambiente Virtual Moodle no dia 12/07/2022

O serviço ficará indisponível

29/06/2022 - 08:14

Manutenção evolutiva do Ambiente Virtual Moodle no dia 12/07/2022

O Centro de Educação a Distância (CEaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informa à comunidade universitária que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (https://www.ead.ufu.br) estará indisponível entre 0h e 23h59 da terça-feira, 12/07/2022, para manutenção evolutiva.
Neste intervalo, não haverá atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do servidor Moodle do CEaD/UFU.

Importante:

• O acesso ao sistema poderá ser normalizado antes do horário previsto;
  • Havendo imprevistos, o período de interrupção poderá ser prolongado.
  • A manutenção visa à atualização de novas funcionalidades, recursos e segurança, buscando sempre melhorar a experiência de uso do serviço.

Orientações aos responsáveis pelos cursos

Prezadas coordenadoras e coordenadores de cursos,

Dando sequência a política de atualização de versões dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) do CEaD, informamos que atualizamos o ambiente virtual Moodle para a versão 4.0.1+ (última versão) em nosso site de desenvolvimento (ambiente de testes).

Neste ambiente, a base de dados está atualizada até 15/06/2022. Solicitamos por favor, que verifiquem (por amostragem) se os dados contidos no ambiente virtual (conteúdos, notas, links, vídeos, imagens, etc.) estão corretos. Caso considerem, outros profissionais (tutores, professores) também poderão acessá-lo por meio da internet (utilizando seu próprio login).

A atualização do servidor Moodle de produção (ambiente definitivo) localizado em www.ead.ufu.br será efetuada entre 0h e 23:59 do dia 12/07/2022 data em que o acesso ao site estará indisponível, no entanto já solicitamos a avaliação dos senhores e senhoras após o acesso aos cursos de vossas responsabilidades. Favor enviar as ponderações acerca da avaliação do ambiente no endereço eletrônico: cead@cead.ufu.br, até o dia 03/07/2022.

Salientamos que a alteração da antiga versão 3.11 para esta nova versão trouxe mudanças significativas de layout. Apesar das mudanças de layout é importante ressaltar que  todos os recursos e atividades, bem como as configurações que constam na versão anterior estão presentes na nova atualização do Moodle e ainda com mais possibilidades de customização para o usuário. Além dos recursos e atividades padrão do Moodle, também estão disponíveis vários novos recursos/atividades, que podem ser utilizados nesta nova versão:

Atividades

BigBlueButtonBN:  Permite que professores e/ou tutores façam reuniões remotamente. Essa versão gratuita permite realizar web conferencias com até 25 participantes com duração de até uma hora a opção de gravação, uma alternativa interessante, já que está disponível dentro do Moodle. Ideal para reuniões rápidas, já que pode ser usando sem aviso prévio.

Checklist: Permite ao professor criar uma lista de verificação / checklist para os alunos concluírem uma tarefa. O professor pode monitorar o progresso de todos os alunos, conforme eles concluem as tarefas da lista. Ideal para situações como orientação de TCC entre outros.

H5P: Um dos grandes benefícios do uso do H5P é que ele fornece acesso a vários tipos de conteúdo interativos diferentes. É possível criar vídeos interativos, questões que podem ser respondidas com áudios, entre muitas outras.

Diário: Permite que o professor peça aos alunos que reflitam sobre um assunto específico. Os alunos podem editar e refinar suas respostas ao longo do tempo.

Quizventure: Permite carregar perguntas do curso a que foi adicionado. As possíveis respostas aparecem como naves espaciais e você precisa atirar na resposta correta.

Certificado Simples:  Permite criar um certificado personalizado dentro do curso/disciplina no Moodle. Contém código QR Code para garantir autenticidade. Ideal para reconhecer a conclusão de atividades.

Safe Exam Browser (https://docs.moodle.org/400/en/Safe_Exam_Browser)

A atividade do tipo questionário tem configurações integradas para permitir exames seguros usando o navegador de exames seguros. O Safe Exam Browser é oferecido sob uma Licença Pública Mozilla. O aplicativo está disponível para Windows, macOS e iOS como software de código aberto.

Blocos

Checklist: É utilizado em conjunto com a atividade Checklist

Progresso de Conclusão:  É uma ferramenta de gerenciamento de tempo/conclusão de atividades para os professores, tutores e alunos. Ideal para acompanhamento de conclusão de atividades.

Filtros

RecordRTC: É um botão que permite adicionar anotações de áudio e/ou vídeo ao texto, em qualquer atividade que possua um editor de textos presente. Ideal para feedbacks em fóruns, etc.

Formatos de curso

Formato tópico único: Permite mostrar cada tópico do curso/disciplina em uma guia.

Formato blocos: Um formato de curso que exibe os tópicos do curso como uma grade, e não como uma lista. Quando clicado, o conteúdo do bloco é exibido com uma transição animada. O layout se adapta a diferentes tamanhos e orientações de telas.

Importante! Adotamos nessa atualização de versão um novo tema (layout) para o Moodle além dos temas já disponíveis. A orientação em relação a adoção de qualquer tema disponível pode ser visualizada neste link.

Se caso optarem por usar os novos recursos, por favor solicite-os por meio do nosso sistema de ordem de serviço.

Informamos ainda que os esclarecimentos de lançamento dessa versão do Moodle podem ser conferidos no site: https://docs.moodle.org/dev/Moodle_4.0_release_notes