Boletim informativo - Ano 1 - Número 2 - Novembro de 2013

Pensar a educação hoje requer alguns olhares diferentes sobre o sujeito aluno e os diversos meios pelos quais se pode possibilitar a aprendizagem. Este panorama apresenta universos que contemplam o paradigma do ensino que inclui o virtual e o torna um ponto de interrogação para os professores e pesquisadores. Para que a construção do conhecimento seja viável na Educação a Distância tornam-se necessários cuidados especiais com vários fatores que devem caminhar juntos e em harmonia. Alguns elementos chave neste processo merecem uma atenção diferenciada para o alcance dos resultados almejados. Entre estes elementos pode ser citado o material didático, seja impresso ou online, a garantia de dialogicidade nas atividades propostas, a sutileza nas diferentes maneiras de provocar/incentivar a leitura dos textos, dentre outros detalhes.

Nesta modalidade de educação, aluno e material devem estabelecer um constante diálogo, em busca de uma conversa que possibilite a troca, a análise, a reflexão e o envolvimento do aluno nas questões propostas pelo professor responsável. A construção do conhecimento nesta modalidade, que muitas vezes prioriza a interação online, requer autonomia do sujeito na busca de sua aprendizagem. Este processo exige uma organização complexa e bem fundamentada. A equipe do CEaD/UFU e das coordenações dos cursos, atentos a estas questões vêm angariando esforços e acumulando experiências para garantir que os alunos tenham as melhores condições para concluir com sucesso seu curso. Como resultado do esforço de toda a equipe pudemos acompanhar o sucesso exibido na formatura da primeira turma do curso de Pedagogia a distância, assunto que faz parte desta segunda edição do Insight. O informativo nesta edição traz também reflexões importantes sobre a popularização e a evolução da EaD, não só em Uberlândia, mas em outras regiões do Brasil. Aproveitem a leitura! !