Educação para as Relações Étnico-raciais

 

Formação Professores EaDO Curso de Aperfeiçoamento: "Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais - REL", proposto pelo  Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. O Curso de Educação para a Relações Étnico-Raciais é um curso de formação continuada de professores de Educação Básica, o curso visa formar professores e profissionais da educação capazes de compreender os  desafios  e  abordagens científicas, e, ainda, introduzi-los na prática pedagógica da escola. Ainda, consiste na oferta de um curso de extensão/ aperfeiçoamento por meio da modalidade da educação a distancia, com carga horária total de 180 horas, tendo como objetivo a capacitação de 250 (duzentos e cinquenta) professores da rede pública de ensino da cidade de Uberlândia, região de Minas Gerais e outras localidades do Brasil.  Para o ano de 2012/13 será ofertada  a segunda edição desse curso.

 
Objetivo Geral

  • Desenvolver metas e difundir conhecimentos para diminuir as desigualdades étnco-raciais e ainda a defasagem de acesso e permanência a Educação, pela população negra, ao ser comparada aos dados estatísticos apontados pelo Ministério da Educação, frente à população branca, principalmente na Educação Básica;
  • Subsidiar políticas públicas que traduzem o anseio e valorização da cultura da população negra e dos excluídos socialmente.

Objetivos específicos

 

  • Este projeto tem por objetivo apoiar as atividades do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB/UFU), nas suas ações voltadas para a área de ensino, pesquisa e extensão.
  • Formação de professores em Educação para as Relações Étnico-Raciais visando contribuir com a implementação da Lei 10.639/03 em âmbito municipal, estadual  e nacional.

 

Categoria

 

  • Curso de Aperfeiçoamento

 

Modalidade

 

  • a distância

 

Duração

 

  • Em atenção às diretrizes norteadoras do Edital n° 06 de 1° de Abril do MEC/SECAD, o Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais terá carga horária total de 180 horas, com 40 horas de efetivas atividades presenciais e  140 horas de atividades virtuais com duração média de 5 meses numa distribuição de 36 horas-aula/mês que resulta em uma dedicação média de 90 minutos/dia.  Estaremos de acordo com a legislação reguladora dos cursos à distância.

 

Vagas

  • Número de vagas: 250 por edição

 

Público almejado

  • Professores da rede pública de ensino da cidade de Uberlândia, região de Minas Gerais e do Brasil que desejem  garantir a qualificação adequada para trabalharem na  sala de aula e, os conhecimentos mínimos exigidos pela Lei 10.639/03 vigente que estabelece a obrigatoriedade de estudo sobre a cultura, história dos afro-brasileiros na sociedade brasileira e os princípios norteadores do Estatuto da Igualdade Racial, de forma a atender às necessidades de ampliação da cobertura do Ensino Fundamental.

 

Avaliação

  • Será  processual e ocorrerá ao longo de todas as semanas do curso, sendo considerado requisito para a aprovação no curso a participação em, pelo menos, 75% das atividades programadas. Serão apresentadas avaliações abertas, fechadas, wikis, tarefas, glossários, fóruns etc. Toda e qualquer atividade, ainda que não seja atribuída nota, será acompanhada pelos responsáveis.

 

 Coordenação geral

  • Profa. Dra. Vânia Aparecida Martins Bernardes


Coordenação de tutoria

  • Hélio Carlos Miranda de Oliveira


Secretaria do curso

   NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileirosl

   Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica

   Telefone: (34) 3239 - 4543

    e-mail: neabufu@yahoo.com.br