Formação de Tutores para EaD

 

 
O curso de "Formação de Tutores para atuar na Educação a Distância", oferecido pelo Centro de Educação a Distância (CEaD) foi pensado com o intuito de atender a demanda de profissionais qualificados para desenvolver e ofertar novos cursos de formação inicial e continuada no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os temas abordados no curso envolvem discussões sobre os fundamentos da EaD, o seu planejamento e gestão, os aspectos teórico-práticos da tutoria, bem como a atuação do professor autor/formador no acompanhamento do tutor.

Por meio da ação dos tutores é possível efetivar a interação e a mediação pedagógica entre o material didático, o professor e os estudantes. Acreditamos que a eficiência de suas orientações é decisiva para o sucesso do curso, pois podem garantir a permanência, a participação do aluno e a conclusão exitosa de seus estudos.

Somente poderão fazer o curso, os candidatos aprovados na primeira etapa da seleção de tutores, que é realizada pelas coordenações específicas de cada curso.

 

Objetivos 

  • Formar tutores para compreensão das dimensões tecnológicas existentes no ambiente da Educação a Distância contemporânea;
  • Capacitar  tutores  para  o  desenvolvimento  de  atividades orientação a tutoria nos cursos realizados na modalidade de Educação a Distância oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Número de Vagas

  • 100

 

Duração

  • 80 horas, sendo: 08 horas presenciais (dividas em dois encontros presenciais de 04 horas cada) e 72 horas a distância na plataforma virtual (ambiente Moodle).

 

Conteúdo Programático

  • Módulo I      Fundamentos da Educação a Distância
  • Módulo II    Planejamento e gestão da Educação a Distância
  • Módulo III   Tutoria: teoria e práticas
  • Módulo IV   Atuação do professor formador no curso e na tutoria

 

Calendário Curso de Formação de Tutores (clique no nome da turma para acessar o calendário)

 

Avaliação

  • Será  processual e ocorrerá ao longo de todas as semanas do curso, sendo considerado requisito para a aprovação o aproveitamento de, no mínimo, 60% nas atividades do curso. Serão apresentadas avaliações abertas, fechadas, wikis, tarefas, glossários, fóruns etc. Toda e qualquer atividade, ainda que não seja atribuída nota, será acompanhada pelos responsáveis. 10% da nota total do curso será destinada a pontuação dos seguintes itens: 1. assiduidade no ambiente virtual, 2. uso adequado da língua/gramática, 3. linguagem (netiqueta EaD), 4. capacidade de organização e de liderança, 5. Interação com a turma e com o tutor. 

 

Coordenação

  • Professora Marisa Pinheiro Mourão
  • Professora Diva Souza e Silva

 

Informações

     Centro de Educação a Distância - www.cead.ufu.br

     Bloco 1S - Campus Santa Mônica

     Horário de expediente: 08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30

     Telefone: (34) 3239-4056

 

Observações

  • Para realização do curso, o(a) candidato(a) a tutoria, deve possuir habilidades e facilidade de acesso no uso de computadores/Internet, bem como disponibilidade para desenvolver as atividades relativas ao curso de formação oferecido pelo CEaD. A realização do mesmo é condição obrigatória para atuação como tutor(a) no cursos realizados na modalidade a distância da UFU.
  • Somente poderão fazer o curso, os candidatos aprovados na 1ª etapa da seleção de tutores, que é realizada pelas coordenações específicas de cada curso.