Boletim informativo - Ano 1 - Número 1 - Março de 2013

A ideia de Educação a Distância (EaD) é muito mais antiga do que muitos imaginam. No Brasil, desde o final do século XIX, quando a troca de informações entre pessoas distantes se dava essencialmente por meio dos correios, profissionais ligados à educação já sentiam a necessidade de atender e alcançar públicos para além dos limites de tempo e espaço. A EaD começou assim, por correspondência. De acordo com o portal UOL Educação professores de cursos específicos, como os de datilografia, enviavam seus materiais por cartas e seus aprendizes estudavam em suas próprias casas.Desde seu início a EaD teve o viés escolar como um de seus principais alicerces, porém só no ano de 1996 ela é efetivamente reconhecida e incentivada , pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em todas as modalidades e níveis de ensino. Foi nesse contexto que a UFU iniciou suas primeiras manobras para a incorporação da educação a distância, que hoje se concentra nas diversas atividades realizadas por meio do Centro de Educação a Distância, o CEaD.Para informar seu público sobre essas atividades e demais questões da educação a distância, constrói-se agora uma equipe de comunicação. O Insight faz parte desse projeto e pretende ser um informativo capaz de alcançar a comunidade da UFU que está presente ou distante, assim como o CEaD tem alcançado. A primeira edição apresenta a história da EaD na UFU e o CEaD. Traz também uma entrevista com a Pró-Reitora da Universidade Aberta de Portugal, atuante em projetos de EaD no país, além de uma matéria sobre o curso de Formação de Professores Autores e Tutores e ainda aproveita para divulgar o programa de web rádio Insight. Esperamos que façam uma boa leitura!